Connect with us

Acoes tecnico-taticas

O Guarda-redes

O Guarda Redes é o jogador que ocupa a última linha de marcação. Mesmo sendo o jogador mais recuado e que raramente participa nas jogadas ofensivas de maior destaque (finalização e criação dessas mesmas situações), atribuindo-lhe principalmente uma função defensiva, não deixa de ter comportamentos defensivos e ofensivos.

Em processo ofensivo, o guarda-redes é muitas vezes o primeiro atacante, pelo que pode e deve procurar influenciar o ritmo de jogo, através da reposição da bola. Essa ação pode ser uma reposição rápida ou lenta, em função dos objetivos táticos da equipa e do estado de organização de ambas as equipas.

Esse mesmo jogador é, também, um observador privilegiando, pois está de frente para todo o campo e jogadores. Assim, deve assumir uma coordenação dos companheiros que intervêm no setor defensivo da sua equipa.

E, da mesma forma que orienta os companheiros de equipa, têm a obrigação de optar por linhas de passe seguras para os companheiros que contactam momentaneamente com a bola, ou seja, o guarda-redes assume comportamentos ou realiza ações de cobertura ofensiva.

O guarda-redes deve também executar pontapés de baliza, evitando que os seus companheiros fiquem em inferioridade numérica, mesmo que momentaneamente

Por outro lado, no processo defensivo, a sua principal função é cobrir e defender a baliza. Dito isto, o guarda-redes deve ajustar a sua posição e, função da localização do centro do jogo. Se o centro está do lado esquerdo do campo, o guarda-redes deve colocar-se no lado esquerdo da baliza. Se está longe da baliza, o guarda-redes deve posicionar-se adiantado, e assim sucessivamente.

E até mesmo em caso de necessidade, deve sair da grande área e jogar a bola com os pés.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *