Oops! This site has expired. If you are the site owner, please renew your premium subscription or contact support.

Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Neuer, o melhor guarda-redes do mundo

Ser o melhor tem muito que se lhe diga. Ainda que cada um de nós seja mais propenso a determinadas tarefas, nenhum de nós nasce melhor do que ninguém. A excelência exige treino, tempo, experiência e erro. Neuer é hoje o melhor guarda-redes do mundo e muitas das suas habilidades podem ser comprovadas no vídeo que se segue. A qualidade do guarda-redes alemão é realmente soberba. Ainda me lembro, num jogo entre FC Porto e Schalke 04, ver Neuer pela primeira vez. O guarda-redes alemão eliminou a equipa portuguesa praticamente sozinho. 


Lançamentos longos

A capacidade de um guarda-redes em fazer lançamentos longos é de extremo valor. Em várias situações, mal os guarda-redes tenham a bola nas suas mãos, podem lançar imediatamente um contra-ataque enquanto o adversário ainda não está organizado. Nos cantos por exemplo, a bola cai várias vezes na zona onde o guarda-redes se encontra, permitindo que este a agarre. Como ninguém lhe pode tirar a bola das mãos, o guarda-redes pode levantar a cabeça e procurar a quem passar a bola. Sabendo que o adversário ainda se encontra dentro da área, são poucos os jogadores a fechar o espaço onde o guarda-redes pode colocar a bola através de lançamentos longos. Quanto mais precisos forem estes lançamentos, melhor é a probabilidade de ter sucesso em contra-ataque após bolas paradas.

Saídas

No futebol, importa atacar a baliza adversária e proteger a própria baliza. Estes são os princípios de todo jogo, seja em que escalão for. Quando um médio perde a bola, convém que outro médio ou um defesa esteja em cobertura defensiva, mantendo o caminho para a baliza fechado (esse é o trabalho do treinador). Porém, um guarda-redes não tem ninguém que faça cobertura defensiva. Como tal, nas saídas, os guarda-redes arriscam bastante em deixar a baliza desprotegida. Arriscam em sofrer golo e arriscam em deixar má imagem perante os adeptos. Mas quando sobra apenas o guarda-redes entre a baliza e o portador, o ideal será defender a baliza o mais longe desta. Guarda-redes eficazes na saída de jogo comprovam isso. 

Capacidade de passe

José Mourinho defende, e com razão, que um guarda-redes deve ser hábil no passe. Quando um defesa tem a bola e está pressionado tanto para jogar para o lado como para a frente, ou arrisca a perder a bola e passa para a frente, ou serve da linha de passe para trás, para o guarda-redes, mais segura e com menos risco de perder a bola. Muitos guarda-redes não sabem receber e passar uma bola em condições de ser jogada. Numa saída de jogo por exemplo, um guarda-redes que não seja capaz de receber e passar a bola dificulta na saída de jogo, de tal forma que uma bola mal passada pode ser uma bola perdida numa zona próxima da própria baliza. Desta forma, a qualidade com bola no pé de um guarda-redes deve ser evoluída, para que a equipa seja capaz de ter a bola próxima da própria baliza, mas com segurança.

Bolas longas

Jogar em bola longa não é jogar futebol. É um futebol feio e sem qualidade. No entanto, isso não impede que a bola longa seja um recurso favorável a qualquer equipa. Tal significa que quando uma equipa passa o tempo a enviar a bola pelo ar para o ataque, passa o tempo a arriscar perder a bola sem sucesso. No entanto, por vezes surgem condições seguras para jogar em bola longa, tal como espaço para bater a bola, espaço para receber, possibilidades para progredir a jogada e critério. Quando assim o é, uma bola longa de sucesso ultrapassa vários adversários de uma só vez, levando a bola para perto do alvo em menos tempo e com qualidade. E se a única opção for aliviar a bola através da bola longa, então que seja um alivio capaz de progredir o jogo. 

Reflexos

Quando o portador da bola se encontra em frente da baliza, com o guarda-redes como último adversário a proteger a baliza, a melhor ação a realizar é o remate. O guarda-redes deve então ser extremamente rápido a reagir, por duas razões. Em primeiro lugar, um jogador de campo, se o portador o ultrapassa, geralmente há outro jogador a fechar o caminho para a baliza. O guarda-redes praticamente nunca tem ninguém nas suas costas. Em segundo lugar, remate é a ação técnico-tática em que o portador faz mais força na bola, fazendo-a movimentar mais depressa. Assim, devido à velocidade a que a bola se move no espaço, o guarda-redes tem menos tempo para reagir, pois ou reage e protege a baliza ou é ultrapassado pela bola. 

Ficha técnica

Nome completo: Manuel Peter Neuer

Data de Nascimento: 27 de Março de 1986

Altura 1.93

Posição: Guarda-redes

Nacionalidade: Alemão

Clubes representados: Schalke 04, Bayern Munique

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn