Connect with us

Principios de jogo

Principio especifico de ataque: Espaco

Enquanto Jogo Desportivo Coletivo, o futebol é praticado por uma equipa, e não apenas por um jogador. Por essa razão, a capacidade tática da equipa prevalece sobre a capacidade individual de qualquer um dos jogadores da equipa. Mas a capacidade individual é fundamental para a qualidade de jogo do coletivo. Assim, a partir dos princípios específicos de jogo, os jogadores buscam formas de atacar e defender bem. Quando a equipa defende, o espaço deve ser o mais reduzido possível, conforme o princípio específico da concentração. Mas quando ataca, esse princíprio é cumprido pela equipa adversária, e portanto, a equipa deve tentar alargar todo o espaço para facilitar as ações ofensivas. E para isso, cumpre o princípio especifico do Espaço.

Definido pela busca de posicionamentos distantes do portador da bola, os jogadores sem a posse desta tentam criar dificuldades defensivas ao adversário, através da ampliação do campo de jogo. O objetivo fundamental do princípio específico do espaço é dificultar a marcação e o fecho correto do espaços. Para isso, os jogadores servem-se como linhas de passe, mas posicionam-se sempre afastados do portador da bola. O adversário é obrigado a acompanhar esses jogadores, pois caso contrário, a equipa fica com um jogador livre de marcação que pode levar a bola mais adiante.

No momento a seguir à recuperação da posse de bola, os atacantes sem a posse de bola posicionam-se numa linha de passe segura, mas afastados do portador da bola. Ao procurar ampliar o espaço ofensivo, os jogadores adversários tem um espaço muito maior para defender, e por isso, a ação defensiva adversária é mais díficil. Assim, o afastamento da zona de pressão cria espaços para os companheiros beneficiarem de corredores livres. Essse afastamento também gera situações de 1×1, que são sempre mais vantajosas para o atacante do que para o defesa

As diretizes desse princípio estão associadas diretamente com o conhecimento tático do jogador, no que se refere à compreensão do espaço de jogo. O princípio do espaço é vital para ocupar e explorar espaços que proporcionam maiores e melhores linhas de passe, que, por sequência, criam um maior número de opções táticas ofensivas.

O domínio das ações desse princípio é fundamental para o sucesso no jogo, uma vez que o espaço fechado condiciona o tempo para a tomada de decisão. Neste princípio, busca-se a largura de jogo pela movimentação de jogadores. Assim, quanto mais espaço houver para jogar, mais elaboradas e eficazes serão as respostas às exigências do jogo ou situações no jogo. Estas ações podem ser percebidas quando os jogadores executam movimentações de dispersão, seja em largura ou profundidade, ampliando o espaço de jogo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *