Connect with us

Teoria Tactica

3 Tipos de Cruzamentos

Cruzamentos é mais do que ter um jogador a bombear a bola para uma zona onde está outro jogador. Um cruzamento define-se como ação técnico-tática que expõe a defesa contrária a situações eminentes de golo.

Existem 3 tipos de cruzamentos:

  • Cruzamentos da linha de fundo;
  • Cruzamentos de linhas intermédias;
  • Cruzamento de linhas recuadas.

Mas vejamos:

Cruzamento da linha de fundo:

Neste tipo de cruzamento, os avançados têm vantagem sobre os defesas, pois tem a possibilidade de observar a trajetória da bola. Quanto aos defesas, estes têm de ter atenção a bola e o avançado, ou seja, devem marcar o adversário, e manter atenção na trajetória da bola. Os avançados devem aproveitar esta vantagem desmarcando-se no timming certo e ocupando racionalmente o espaço na zona de finalização. Normalmente a equipa atacante coloca três jogadores em frente à baliza, formando um triângulo: um jogador no 1º poste, um no 2º e o terceiro na àrea de grande penalidade. Se o jogador que ataca o primeiro poste não for muito alto, deve ser hábil a antecipar-se.O jogador que entra no 2º poste deve colocar-se em ligeira diagonal sobre a linha de cruzamento.

Cruzamento em zonas intermédias:

Este tipo de cruzamento é uma arma muito valiosa em equipasque defendem à zona sem um líbero de origem. O jogador que cruza a bola deve ser hábil nos cruzamentos. Neste caso, o cruzamento deve ser tenso, raso e para as costas da defesa, procurando a desmarcação dos avançados ou cortes mal efetuados dos defesas que originem auto-golos. Os avançados devem atacar sempre em velocidade a baliza contrária, tendo em atenção as situações em fora-de-jogo.

Cruzamento em zonas recuadas:

Este tipo de cruzamentos é o menos perigoso para as defesas cntrárias, pois os defesas tem tempo suficiente para definirem e ajustarem a marcação. No entanto, este tipo de cruzamento pode ser muito útil, colocando a bola num avançado forte no jogo aéreo, que vai depois tentar assistir para os companheiros na àrea.

Quando estiverem a ver um jogo de futebol, tomem atenção ao tipo de cruzamentos das duas equipas

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *