Connect with us

Treino

Exercico aerobico vs exercicio anaerobico

Podemos dividir o tipo de exercícios do treino em exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbios. Estes dois conceitos, bastante aplicados no desporto e portanto no futebol, são conceitos de fácil compreensão.

Exercício Aeróbico

Este tipo de exercícios traz bastantes benefícios para a saúde, como fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração e fortalecimento e aumento do músculo cardíaco, Tonificação da musculatura, diminuição da pressão arterial, aumento dos glóbulos vermelhos no sangue, melhoria da circulação sanguínea, elevação das reservas de energia nos músculos e consequente resistência e aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.

Podemos distinguir este exercício como aquele que faz uso do oxigénio na geração de energia dos músculos. Resulta do trabalho de uma quantidade grande de grupos musculares de forma rítmica. Assim, andar, correr, nadar e pedalar são exemplos de alguns exercícios aeróbicos.

Curiosidade

Os músculos contém enzimas específicas na queima de gorduras, pois o corpo humano não queima gorduras a não ser nos músculos. As pessoas que fazem exercícios aeróbicos regularmente têm muitas mais enzimas que queimam gordura nos músculos. Assim, exercícios aeróbicos aumentam a queima de gordura nos músculos de forma mais eficiente.

Exercícios anaeróbicos

A palavra anaeróbica significa “sem ar”, e por isso, exercícios anaeróbicos são exercícios onde os músculos geram energia no tecido vivo, independentemente do oxigénio. Exercícios anaeróbicos são exercícios breves de alta intensidade nas quais o metabolismo anaeróbico acontece nos músculos

Qualquer exercício que consista em movimentos de alta intensidade, como mudança de direção, sprints, saltos são exercícios anaeróbicos, que resultam da capacidade de explosão do atleta. Os músculos treinados em condições anaeróbicas desenvolvem melhor performance m atividades de curta duração e alta intensidade.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *