Connect with us

Treino

Principio da Continuidade

treino físico

Certamente que os leitores e interessados em futebol já leram esta expressão em algum lugar: Futebol/Princípios. Os princípios do futebol são aplicados, não só nos métodos de jogo, mas também nos métodos de treino. Ainda não não foi publicado nenhum artigo sobre o princípio da adaptação, mas a publicação está para breve. E porque razão estou a referir o princípio da adaptação, se este artigo é sobre o princípio da continuidade? Existe uma relação entre os dois princípios do treino. A continuidade ao longo do tempo é primordial para o organismo se adaptar progressivamente.

A condição atlética só pode ser conseguida após algum tempo seguido de treino, e existe também uma influência bastante significativa nas preparações anteriores, seja qual for o esquema de treino. Por esta razão, este principio compreende que não pode existir uma quebra de continuidade, interrompendo a evolução do treino e da aprendizagem. A longo prazo, o princípio da continuidade é a diretriz que não permite interrupções durante todo esse tempo. Em palavras simples, interromper a aprendizagem leva o atleta a perder tempo na sua evolução em relação aos seus colegas de equipa, mesmo no futuro.

A continuidade do treino evita que o treinador subtraia etapas importantes na formação do atleta. Os atletas de maior desempenho, com certeza treinaram continuadamente durante a sua juventude.

 NOTA: O princípio da continuidade não se refere apenas a treino físico, mas também no aspeto psicológico, e por isso não deve ser levado em conta apenas em treino desportivo, mas também nas atividades do dia-a-dia.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *