Connect with us

Treino

Conpreender o treino com jogos reduzidos

Este tipo de exercícios tem um papel fundamental no treino da equipa, pois permite que aos jogadores treinar várias ações diferentes de forma contínua, assim como compreender o espaço e as movimentações no exercício. Este tipo de exercícios englobam características técnicas, táticas, físicas e psicológicas num só exercício ao mesmo tempo, o que permite aos jogadores treinar perante situações mais parecidas com o jogo.

A participação do treinador

Em cada sessão de treino com jogos reduzidos, o treinador deve ser extremamente participativo. Cada jogo reduzido é construído para um determinado objetivo, como a pressão, a amplitude, movimentações de rutura ou qualquer complemento que o treinador entenda que os jogadores devem treinar. Assim, o treinador deve participar imenso e manter a oralidade perante os jogadores, ou seja, pedir a concentração perante o objetivo do jogo reduzido. Isto leva os jogadores a fazer um esforço pelos objetivos propostos

Vantagem e desvantagem numérica

A igualdade numérica permite a aprendizagem eficaz dos elementos técnico-táticos, sejam individuais e coletivos no ataque e na defesa. Num jogo reduzido, quando as duas equipas estão em igualdade numérica, todos os membros participativos treinam de igual para igual. Cada jogador intervém sobre a bola quando for momento certo para essa intervenção, como de desloca no espaço vazio, seja para se desmarcar ou marcar um adversário, assim como para se movimentar no espaço para criar desequilíbrios ou para receber a bola em profundidade.

A superioridade numérica ofensiva produz aceleração do jogo ofensivo e condições mais complexas para o jogo defensivo. Quando uma equipa está em vantagem perante a equipa adversária, existem várias vantagens para ambas as equipas. Ao mesmo tempo que a equipa em vantagem numérica pratica a coordenação entre os seus membros, isto é, os processos defensivos e ofensivos pedidos pelo treinador que podem ser praticados com calma e segurança, a equipa em desvantagem numérica assume a dificuldade em tomar decisões rápidas e precisas, o que possibilita o melhoramento psicológico, como a tomada de decisão, a leitura de jogo e a tranquilidade em enfrentar uma situação difícil.

Conclusão

Analisando uma partida de futebol, compreendemos que a mesma ação não se repete duas vezes seguidas, pelo menos com frequência. Assim, distinguindo os vários processos de treino, jogos reduzidos tem uma grande vantagem perante exercícios técnicos. Os exercícios técnicos são específicos para ensinar os jogadores perante uma determinada ação técnico-tática. Os jogos reduzidos englobam imensas ações técnico-táticas, ultrapassando assim a aprendizagem para a evolução do atleta perante as situações de jogo reais.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *